"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

Paulo Freire


domingo, 15 de maio de 2011

Literatura infantil - 2º ano E

Projeto- Lendo e escrevendo, gostando e aprendendo.

Tema- Literatura Infantil

Professora –Alessandra Guimarães Arantes.

Turma- 2º ano E Período- Vespertino

O homem sempre manifestou interesse pelo narrar. As pessoas apreciam filmes, novelas de televisão ou romances, porque fundamentalmente contam uma história. Quando ainda não existiam esses veículos de comunicação, eram as lendas que assumiam essa função.

Várias causas podem determinar esse interesse particular que o homem possui pela história: sucessão de acontecimentos e emoções. Um outro motivo que talvez justifique essa paixão é a projeção de suas ansiedades e angústias nas personagens. Pode-se também destacar a história, ao contrário, tudo é possível. Inexistem barreiras entre a fantasia e a realidade.

Assim, com o intuito de conversar com a turma a respeito do tema focalizado pelo texto, identificar o problema da personagem principal, ampliar o vocabulário, identificar os personagens da história, diferenciar as falas das personagens das falas do narrador, permitir a troca de idéias entre os alunos foi que escolhi a história O Sapo Apaixonado , escrito por Max Velthuijs.

Contei a história para a turma afixando cada página da mesma no quadro para que eles tivessem acesso aos textos e as ilustrações e que percebessem a seqüência.

Em seguida identificamos, no texto, os personagens participantes e suas respectivas falas assim como as do narrador.

Na seqüência de atividades, conversamos sobre a importância do respeito ás diferenças entre as pessoas.

Dividi a sala em quatro grupos e todos fizeram uma ilustração em conjunto, representando a história numa bela obra de arte.

Posteriormente, todos preencheram uma ficha de leitura para que registrassem mais detalhes do texto.

Obtive resultados surpreendentes, visto que a turma compreendeu muito bem o ensinamento do texto, todos conseguiram expor suas idéias através de pensamentos coerentes. Durante a ilustração houve um bom diálogo, respeito e divisão adequada de tarefas. Através do preenchimento da ficha de leitura percebi o quanto já percebem sobre as características de um livro.

Nenhum comentário: