"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

Paulo Freire


domingo, 15 de maio de 2011

Jornal - 3º ano C


Projeto Leitura em minha casa

Projeto- Leitura e escrita

Tema- Jornal

Professora- Andressa Caroline de Souza Morais

Turma- 3° ano C Período- Matutino

O desenvolvimento do trabalho foi feito com jornal, um portador de texto variados e que tem uma função social extremamente importante: informar.

O trabalho foi iniciado com uma roda de conversa. A sala foi organizada em semi circulo e foram feitos questionamentos sobre o jornal: se eles já leram, se gostam, se sabiam para que serve, etc. Foi muito proveitoso.

Depois cada aluno manuseou um jornal, que foi levado pela professora e nesse tempo foi explicado sobre as divisões no jornal, o papel em que o jornal é impresso, as manchetes e toda a construção e disposição das notícias.

Foi muito interessante o trabalho, pois foi possível integrar com o conteúdo da apostila sobre textos informativos. Posteriormente foi pedido aos alunos que trouxessem textos informativos publicados em jornais e forma dispostos em um mural.

O interesse das crianças pelo assunto foi surgindo aos poucos e então os objetivos de mostrar-los a diversidade de textos trazida pelo jornal e despertar o interesse pela leitura foi atingido.

Os alunos também fizeram a reescrita de uma notícia sobre a dengue.

Eles também recortaram classificados, leram e discutiram para que serve esse tipo de texto e depois fizeram um anúncio de venda de bicicleta e outro de filhotes.

O trabalho desenvolvido foi gratificante e possibilitou uma grande diversidade com o trabalho de leitura e escrita

Nenhum comentário: