"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

Paulo Freire


domingo, 7 de agosto de 2011

Conheça o projeto - 4º ano E


E.M.E.F. Profº Dantés.

Identificação: alunos do 3º ano E.

Tema: Lendo e escrevendo, gostando e aprendendo.

Subtema: Receitas.

Participações: professores, alunos, funcionários.

Início: Junho de 2011.

Duração: 1 ano.

Profª Josefina Delguerra.

Colaboração da profª Adriana D. Colmanetti.



JUSTIFICATIVA

Dentre as muitas possibilidades de abordagem do tema, optamos por enveredar pelas receitas, pois permitem a aprendizagem de práticas de leitura e escrita relacionadas aos textos instrucionais, sobre os quais ainda não nos detivemos.
As receitas são um gênero textual muito adequado para incluir na rotina das turmas que estão na fase inicial do processo de alfabetização. É um gênero de circulação social bastante corrente, presente em todas as classes sociais (mesmo nas cozinhas mais simples se podem encontrar receitas que estão impressas nas embalagens de produtos básicos como o óleo, o arroz, o fubá e a maisena). Sua estrutura – uma pequena ficha (tempo de preparo, rendimento e grau de dificuldade, em alguns casos), uma lista e depois um parágrafo, geralmente com os verbos nos modos imperativo ou infinitivo – facilita as antecipações e permite que se coloque em prática uma série de comportamentos de leitor relacionados a ler para fazer alguma coisa, um dos importantes propósitos sociais de leitura que nossos alunos precisam aprender.

OBJETIVO GERAL

· Escrever receitas – do próprio punho ou oralmente, partes ou todo – avançando em suas hipóteses com relação ao sistema de escrita.

· Participar de situações que envolvam comportamentos de escritor relacionados à produção de textos e à produção de uma pequena publicação.

· Apreciar e valorizar receitas típicas.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Uma diversidade de receitas, para se familiarizar com este gênero textual, e conhecer os comportamentos de leitor relacionados a ele.

· A utilizar informações disponíveis nos textos relacionadas à diagramação e outros recursos das receitas para fazer antecipações e verificá-las.

· A seguir uma receita.

· A ditar receitas para o professor ou para o colega, controlando o que deve e o que não deve ser registrado pelo escriba.

· A interagir nas situações de produção de textos, coletivas, em duplas ou em grupos.

· A preocupar-se com seus leitores tanto na escolha das receitas para o livro como na forma de apresentação, ilustrações, etc.

· A conhecer um pouco a origem das receitas e suas relações históricas e culturais.

1º- Abrange os meses de: junho, julho e agosto.

· Pesquisar as origens de diferentes receitas.

· No início do mês de junho, promover uma conversa com os alunos sobre o projeto. Compartilhar com eles o que será feito, por que e como é fundamental para envolvê-los e comprometê-los desde o início. O tema e, ainda mais, os deliciosos doces e salgados que encontramos nelas certamente é um assunto que os alunos vão apreciar.

· Problematização - Os alunos devem pensar em como escolher as receitas mais adequadas, considerando como fazer para saber quais as receitas que eles gostariam de ter? De qualquer modo, a ideia é que esta conversa ressalte a necessidade de organizarem algum tipo de pesquisa entre os leitores.

· Considerando junho e julho, os meses mais frios e de festa junina, as perguntas da pesquisa devem ser elaboradas coletivamente e podem ser bastante simples: quais as comidas de festa junina vocês conhecem? Quais as de que mais gostam?

· Nesse ínterim, mostrar alguns livros de receitas para que saibam como são organizados.

· Levá-los à cozinha da escola para que preparem algo simples – como chocolate quente, seguindo a receita com eles.

2º Abrange os meses de: setembro, outubro e novembro.

· Quando eles já tiverem alguma familiaridade com as receitas, propor uma atividade em que tenham de colocar esses conhecimentos em jogo para encontrar uma determinada receita.

· Depois que obtiverem as respostas da pesquisa, escrever na lousa uma lista de todas e sugerir que façam uma organização: por ordem alfabética, separando em doces e salgados ou em frios e quentes, por exemplo. Depois de decidir os critérios, propor uma atividade em que eles tenham de reorganizar a lista, copiando.

· Agora é hora de coletar as receitas. Muitas são as possibilidades. Pedir-lhes que comecem por suas casas é um jeito interessante de envolver a família. Escreva coletivamente um bilhete solicitando aos pais (ou outros familiares) que puderem e souberem que enviem uma receita de doce ou salgado de festa junina.

· Quando os alunos trouxerem as receitas, a primeira coisa a fazer é tentar localizar na lista (que deverá estar no mural) aquele prato. Caso não seja parte da lista, guardá-la e dizer que esta receita poderá, futuramente, ser incluída na coletânea.

· Na medida do possível, pesquisar a origem das receitas e curiosidade ligadas a elas e compartilha-las com eles. Por exemplo, você sabia que “pé de moleque” não tem este nome apenas porque lembra um pé descalço (e sujo)? O nome também remete às situações em que as cozinheiras, mexendo o tacho, tinham uma platéia de meninos que ficavam assistindo com aquele olhar “pidão” e elas lhes diziam: “pede, moleque!”. Essas informações podem ser colocadas no mural da classe.


RECEITAS

Bolo de fubá

Ingredientes:

2 colheres de sopa de manteiga,

3 ovos,

1 lata de leite condensado,

1 vidro de leite de coco,

2 xícaras, de chá, de fubá,

1 colher de sopa de queijo ralado.

Modo de preparar:

Separe as claras das gemas em um copo.

Bata a manteiga, junte as gemas e o leite condensado, batendo até ficar cremoso.

Junte o leite de coco e o fubá peneirado com o fermento, mexendo sem bater.

Leve ao forno quente em forma untada e enfarinhada por vinte minutos ou até assar.

Chocolate quente cremoso

Ingredientes:

1 litro de leite (reserve deste uma xícara)

1 colher de sopa de maisena,

Açúcar, canela em pau, chocolate a gosto.

Modo de preparar:

Coloque para ferver o leite com a canela.

Adoce e coloque o chocolate.

Junte a maisena dissolvida no leite frio.

Deixe engrossar.

Sirva quente.


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