"A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda."

Paulo Freire


terça-feira, 3 de maio de 2011

Descrição do Projeto de Leitura e Escrita

Dentro da proposta doProjeto de Leitura e Escrita desenvolvido pela escola, fiz a escolha de trabalho com minha turma, 4º ano B, enfocando o tema "diversidade cultural".
Com o objetivo de apresentar aos alunos não somente a riqueza da diversidade ético-cultural brasileira, mas também contribuir para as crianças se apropriem de valores como respeito a si próprias e ao outro, elevando sua auto-estima, promovendo junto às crianças o sentimento de inclusão, as diferenças e deficiências que na comunidade escolar podemos nos deparar.
As autoras escolhidas para terem suas obras agraciadas pelas crianças foram Márcia Honora com "Ciranda das Diferenças", com 6 livros de sua coleção e ana Maria Machado com uma de suas obras mais agraciadas pelos alunos, o que totalizou em 7 livros a serem apreciados pelos alunos.
O desenvolvimento do Projeto foi dividido em 15 etapas que intercalaram: várias dinâmicas, leitura dis livros realizados em difererentes espaços contidos no ambiente como (na quadra, no pátio, no parque, na sala de aula e na biblioteca) sempre com momentos reservados para os alunos refletirem sobre as questões levantadas pelo livro em questão.
Entrevista com familiares, pesquisas sobre a biografia das autoras, resumo dos livros coletivamente pela turma, relatos de experiências vivenciadas pelos alunos, produções de texto envolvendo os temas trabalhados e muita arte soltando a imaginação das crianças ao realizarem a releitura das ilustrações apresentadas pelos livros.

Nenhum comentário: